Cadeia Produtiva do Bambu

Cadeia Produtiva é o conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos básicos até o produto final, incluindo distribuição e comercialização, constituindo-se em segmentos (elos) de uma corrente.

imagem cadeia produtiva do bambu

Produção de mudas: Esta é a primeira etapa da cadeia produtiva do bambu, responsável por dar início às florestas de bambu.

My Image

Formação de florestas: Segunda etapa da cadeia produtiva do bambu, responsável por gerar matéria prima que irá possibilitar a criação de novos empreendimentos.

My Image

Comercialização: Para que esta etapa tenha o seu início, será necessário produzir produtos de qualidade que atendam as necessidades das pessoas, empresas e indústrias. A partir desses produtos, provavelmente surgirá uma nova malha comercial para atender as necessidades deste novo segmento. Lojas, redes de lojas e franquias são alguns exemplos do que pode acontecer com esse novo segmento em nosso país.

My Image

Consumidor final: O perfil do consumidor para os produtos de bambu no Brasil pode ser diversificado, a necessidade poderá ser desde um palito de dente até o mobiliário, piso e peças decorativas de uma casa. Na construção civil, o bambu poderá ser introduzido a partir da criação de normas técnicas, possibilitando a sua utlização em projetos estruturais usando o colmo natural ou com a tecnologia BLC, (bambu laminado colado).

My Image

Industrialização: Esta é a etapa responsável por transformar a matéria prima em produtos, podendo ser de pequena ou de grande estrutura. Para a instalação de uma indústria de produtos de bambu deve-se considerar a existência de florestas de bambu na região, facilitando assim o abastecimento da indústria com matéria prima.

My Image

Processamento: O processamento do bambu é a etapa da cadeia produtiva responsável pela padronização da matéria de acordo com o segmento praticado por cada empresa ou profissional. Podemos citar o exemplo da biomassa, quando o bambu é triturado para ser utilizado como combustível em fornos das indústrias ceramistas. Para este caso, algumas particularidades devem ser levadas em consideração como: Espécie, idade, umidade e granulação.

My Image
My Image

Distribuição: Etapa fundamental para garantir que os produtos estejam disponíveis na região de atuação de empresa, podendo ser local, regional, estadual, nacional e internacional. Ela pode ser através de estrutura própria ou por meio de terceirização, como transportadoras comerciais. Revendas tem a capacidade de representar a empresa junto aos consumidores, desempenhando um papel fundamental para a expansão do negócio.

Pesquisa: A pesquisa tem a função de nutrir cada etapa com informações, ajudando a criar soluções no decorrer do percurso. Essas informações podem ser geradas a partir de pesquisas de universidades, pesquisadores autônomos, profissionais especializados e outras fontes. Cada elo poderá criar a sua própria pesquisa, ajudando no crescimento da corrente, compartilhando informações.

My Image

Uma perspectiva da Casa & Bambu.