My Image

APL

Arranjo Produtivo Local

Entende-se por APL um recorte concentrado de um segmento econômico de caráter essencialmente territorial e de cooperação público-privada. Pressupõe auto-organização e cooperação. Gera ganhos econômicos, que podem ser sociais, e vantagens para diversificar a economia. Possui interfaces internas e externas à sua região de atuação.


O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) responde às prioridades estratégicas do plano de governo estadual, notadamente às associadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, cadeias produtivas locais e regionais, crescimento, ampliação dos investimentos e cooperação.


O Programa de Fortalecimento das CAPL’s é uma ação do Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Promoção do Investimento do RS, coordenado pela Secretaria com protagonismo dos demais agentes do Sistema e do conjunto do governo estadual.


O Programa de Fortalecimento das CAPL’s está sintonizado com as ações, prioridades e instrumentos da Política Industrial do governo federal – Plano de Inovação do Brasil (PIB) – e tem seus alicerces nos valores do Desenvolvimento Sustentável; Território: economia, social, cultural e ambiental; Cooperação; Eficiência Coletiva e Aprendizado.


O Programa de Fortalecimento das CAPL’s inscreve-se na estratégia de fomentar a matriz produtiva já existente.Para obter mais informações sobre a localização dos APLs no Brasil, acesse: portalapl.ibict.br


​​​​​​​fonte: http://www.aplalimentosul.org.br/Pagina/1/Os-Arranjos-Produtivos-Locais


​​​​​​​São Paulo:
http://www.investe.sp.gov.br/invista/informacoes-uteis-1/arranjos-produtivos-locais/​​​​​​​